terça-feira, 17 de julho de 2012

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO!


Passei bastante tempo afastada, por ter mudado drasticamente a minha rotina e, consequentemente, a rotina de toda minha casa. A boa notícia é que, com as mudanças, a vida me colocou em contato com várias novidades para eu enriquecer ainda mais os meus posts.
Tenho muitas novidades, mas vou começar com um dos temas mais polêmicos entre as mamães e futuras... moms to be! E por se tratar de um assunto que daria um livro (ou dois), peço licença para me alongar um pouco no tema!
Sem exercer qualquer juízo de valor, vou contar a minha experiência. Chegada a hora de voltar ao trabalho, me deparei com um questionamento que todas nós, em algum momento, cedo ou tarde, nos deparamos: babá ou creche?
Antes de engravidar do Davi e durante a gravidez, estava certa de que ele iria para a creche. Visitei TODAS as creches perto da minha casa: com câmera, sem câmera, perto, longe, integral, meio período, bilíngue, contrutivista... todas! Na saída de cada uma delas, entrava no meu carro e anotava as minhas impressões positivas e negativas para que eu pudesse tomar uma decisão posteriormente. Sempre achei que o bebê de creche era mais ativo, mais esperto, mais social... mas também tinha medo da chamada “crechite”, o famoso nariz escorrendo, a tosse que não cura e o resfriadinho que não passa, e mesmo sabendo que depois de um tempo isso passa, a incerteza de não saber “quanto tempo esse tempo dura”, trazia insegurança!
Depois que Davi nasceu, aquela mãe cheia de coragem que dizia que ele estaria na creche firme e forte aos 4 meses de vida, se transformou numa mãe insegura que chorava só de imaginar aquela coisinha pequena, indefesa, disputando atenção de 3 “tias” com mais 10 bebês, que igualmente lutam para conquistar seu espaço no berçário.
Como Davi se demonstrava feliz com a babá que, até então, tomava conta dele sob minha vigilância, decidi fazer o teste e deixá-lo com a babá.
A minha tranquilidade durou uma semana, até o dia que, chegando em casa, peguei Davi no colo e ele me deu uma bela golfada de leite, 2 horas depois do horário estabelecido para ele jantar comidinha e meia hora antes do horário de tomar a última mamadeira.
A babá disse que tinha corrido tudo bem ao longo do dia, nada de errado. Ao questionar o leite golfado ela não me olhou no olho, gaguejou e disse que como ele estava chorando muito, deu uma mamadeira para ele. Ora, não tinha corrido tudo bem? E como eu daria a mamadeira de 250ml às 21h30, se às 21h ele tinha tomado 120ml? E a mamadeira de 120 ml que deveria ter 4 medidas de NAN2, segundo a babá, levou 5, 6 ou 7 medidas... oi???
Enlouqueci de raiva, sem poder tomar uma drástica decisão, já que no dia seguinte cedo eu e meu marido sairíamos para o trabalho e ele passaria o dia com ela. Respirei fundo e pedi que não se repetisse. Convoquei minha mãe para estar sempre por perto, enquanto eu não me decidia.
Naquele dia, compramos pela internet uma câmera (wireless IP cam) que chegou rapidamente. Difícil foi fazer todas as configurações na câmera, no roteador e escolher um aplicativo no iPhone compatível.
Tudo pronto, sem que ela soubesse que estava sendo filmada. Saí de casa feliz da vida e no primeiro acesso pelo telefone, me deparei com a babá colocando o Davi para dormir (às 9h), quando na verdade ela teria que estar indo para a pracinha e colocando ele para dormir umas 11h30, antes do almoço.
O pior, liguei para saber se estava tudo bem e enquanto ela dizia que eles estavam brincando no tapetinho, eu observava ela deitada no meu sofá de pernas e braços pro alto vendo Ana Maria Braga na minha TV... Pedi que ela não deixasse o bebê na frente da televisão o dia todo e ela disse que “nem sabia ligar a televisão”! Nem preciso explicar o que senti naquele momento. Aguentei essa situação calada por 3 dias, já que, dos males o menor, ela não estava machucando meu filho.
Como a creche já estava escolhida desde que Davi tinha 3 meses, até por que as filas de espera são enormes, não foi difícil ligar e preparar tudo para que ele começasse na semana seguinte.
Resultado, hoje Davi está na creche super feliz! O resfriadinho veio junto com o inverno, mas nada que me faça arrancar os cabelos.
Creche? Babá? Com ou sem câmera? Na minha cabeça não existe certo e errado, existe aquilo que faz com que o coração de cada mãe fique tranquilo, certo de que estamos fazendo o nosso melhor possível para nossos pequenos.
A minha experiência com babá foi ruim, mais sei que existem muitas histórias de sucesso e outras tantas histórias mil vezes piores que a minha.
Assim, mamãe e moms to be, sigam seus corações! Essa sim é a fórmula correta de se criar um filho! Por que assim, estaremos sendo a melhor mãe possível!

Dicas:
Para saber qual a câmera, clique aqui.
Para comprar no mercado livre, clique aqui.
Para comprar na amazon, clique aqui.
Para baixar o app para iPhone, clique aqui.

Qualquer dúvida, entre em contato comigo aqui.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

CURSO DE AMAMENTAÇÃO, ENXOVAL EM CASA

Desde o início da gravidez, não me sai da cabeça que a minha meta era amamentar o Davi até os 6 meses, no mínimo. Fiz curso de amamentação, usei concha, bebi muito líquido, passava lansinoh, tudo isso para me preparar para a chegada do meu príncipe. Quando Davi chegou, a coisa não foi tão fácil como eu imaginava e a frustração veio com força total. Meu peito estava enorme e como Davi nasceu abaixo do peso, ele teve muita dificuldade de pegar o bico. Continuava usando concha para aumentar o bico, bebia 3 a 4 litros de líquido por dia, fazia massagem para aliviar o peso para ele, tirava na bomba, tomava remédio para aumentar a produção... ufa! Foi uma luta! Davi mamava 5 minutos e chorava 10. O leite jorrava e isso me deixava mais angustiada, por que leite tinha... eu e Davi é que não estavámos nos entendendo e eu me achava a pior mãe do mundo, por isso. Gastei uma grana com pediatra especializado em amamentação. Até translactação eu fiz! 
E é claro que, numa hora dessas, o emocional pode ser seu maior aliado e seu pior inimigo. Ficar nervosa, estressada, chateada, nada disso ajuda, muito pelo contrário!
Foi aí que descobri um anjo: DENISE DUARTE é uma experiente enfermeira neonatal, que trabalha em berçário há 12 anos e passou 2 anos no banco de leite do Instituto Fernandes Figueira que dispensa comentários! Denise tem cursos de especialização em amamentação, primeiros socorros e o melhor, anos de experiência com essas coisinhas pequenas que chegam causando um tumulto delicioso em nossas vidas.
O bom é que ela está dando Curso de Amamentação para gestantes e mamães, Curso de Banho e Primeiros Socorros e Curso de Enxoval. E o melhor, as aulas são individuais e em casa. Principalmente para o curso de amamentação isso é ótimo, por que a privacidade é garantida! 
A Denise veio na minha casa e eu estava péssima! Ela me ensinou a fazer uma massagem e o leite começou a descer muito e isso me tranquilizou demais! Davi passou a mamar mais calmo e as coisas começaram a dar certo. Hoje, acho que muita coisa seria diferente se ela tivesse me ajudado desde o início ou até mesmo antes. Queria ter feito o curso dela, que mais parece um bate-papo dela com os futuros papai e mamãe e nos deixa muito mais a vontade na hora H.
Eu recomendo sem ressalvas! Antes e durante!!! 
O banho e primeiros socorros também são ótimos por que ela vai na sua casa e já te ensina no próprio lugar que vai ser o banho e a vidinha do bebê.
Para maiores informações sobre horário e preços é só preencher o formulário.
Se você já é mamãe e está com dificuldade de amamentar ou se está grávida e quer aprender como ficar mais segura, não deixe de procurar ajuda. 
Amamentar é fundamental para o bebê e uma experiência inesquecível para nós, mamães! 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

DESISTA DE ATENDER SEU IPHONE!

Sim, isto é uma capinha de iPhone ou iPod em forma de ursinho. E sim, a tela interna é o seu iPhone (ou iPod touch). Quem não se lembra do Teddy Ruxpin? Aquele ursinho de pelúcia dos anos 80 que falava com uma "moderna" fita k7 e contava historinhas? Pois é. Agora, a empresa HappiTaps inovou com essa linda capinha de urso e você pode achar o produto no site da ThinkGeek por U$ 19.99. E o melhor, nesse site eles fazem entrega internacional pela DHL e cobram cerca de U$ 47.00 para entregar no Brasil, além dos impostos. Para a carinha desse urso fofo aparecer no seu telefone é só baixar o aplicativo HappiTaps Beary, que é compatível com iPhone 4, 4S, 3GS e iPod touch, e pronto! O Beary tem grandes chances de se tornar o melhor amigo do seu filho! O bacana é que ele vai deixar seu pequeno ocupado por bastante tempo, interagindo de forma divertida e educativa. Ele canta musiquinha, conta história, brinca de esconder, pode ser colocado pra dormir, pode ser alimentado com várias comidinhas... enfim, vai ser difícil recuperar seu iPhone! Mas por outro lado a diversão do seu filho está garantida por algum bom tempo! A maior parte do app é free, mas alguns adicionais são cobrados. Agora, saiba que o ursinho só fala inglês, o que na verdade, não é um problema já que quanto mais cedo as crianças tem contato com uma língua, mais fácil fica na hora da aquisição da linguagem... e aprender de forma divertida é melhor ainda. Seu iPhone vai virar o brinquedinho preferido do seu filhote... e quem sabe até o seu, também... você não vai mais querer tirar essa capinha! Preparada para atender um urso no meio de uma reunião de trabalho? :-)))


terça-feira, 15 de maio de 2012

COM UM FACE, SEU FILHO VAI COMER MELHOR

Achei simplesmente sensacional esses pratos  com um rosto pintado no fundo. Eu sou apaixonada pelos produtos da Fred 
&Friends, mas realmente com esses pratos os designers da empresa se superaram. Se você está tendo dificuldade de dar certos legumes, frutas ou verduras para o seu filho, ou se ele simplesmente não quer comer, ou demora demais, ou te enrola, acho que o Food Face e a Ms Food Face pode ser uma ótima solução. No fundo do prato tem o desenho de um rosto  sem cabelo. Na hora de servir seu filho você pode usar a sua imaginação junto com seu pequeno fazendo com a comida barbas, cabelos, bigodes, chapéus, brincos, sobrancelhas e tudo mais que a criatividade permitir. Dessa forma fica fácil estimular as crianças a comer inclusive aquela verdura que você nunca consegue dar, e o melhor: de forma super divertida! Os pratos podem ser comprados na amazon e eles entregam no Brasil. Ou se você está viajando ou, ainda, tem alguém que possa trazer, não deixe de comprar esses pratinhos que vão fazer a hora da refeição ser mais alegre, criativa e sem chororô. Nunca mais você vai poder dizer para o seu filho parar de brincar com a comida! Que tal um chapéu de brócolis ou uma barba de feijão? 

domingo, 6 de maio de 2012

MIL E UMA UTILIDADES

Esse baldinho flexível foi a minha mais nova aquisição e eu estou simplesmente adorando. O Flexi Tub é fabricado por uma empresa israelense chamada Keter é feito de polipropileno que garante uma excelente resistência. O balde pode ser encontrado na loja Spicy em diversas cores e tamanhos (17, 27, 43 e 70 litros).
É super fácil de lavar e secar.
Como o material é flexível se juntar as duas alças vira uma bolsinha ótima para levar o balde um lado para outro.
Tenho os dois maiores e o bacana é que uso organizar os brinquedos do Davi, para dar banho nele, para carregar as coisas dele para uma dia na casa da vovó, para levar os brinquedos para a praia e depois fazer de piscininha...
Já vi gente usando na lavanderia de casa como cesto de roupa suja e de roupas para passar, como vaso de planta - ficou lindo, aliás, como porta utensílios de jardinagem... E além de todas essas utilidades, se for receber os amigos, encha o balde de gelo e espete as bebidas! O Flexi Tub da Keter vira uma excelente opção para a família toda!!!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

FALTA CRIATIVIDADE PARA DISTRAIR SEU BEBÊ?

 Desde que o meu Davi nasceu passo um bom tempo pensando em atividades/brincadeiras que tenham a ver com a faixa etária dele e seu grau de desenvolvimento. Tenho uma tia que é psicopedagoga e vivo fazendo milhares de perguntas para ela, tentando entender melhor esse mundo fascinante do desenvolvimento do bebê.
Mas eu bem sei que variar as atividades não é tarefa fácil... falta tempo, criatividade e as vezes até conhecimento! Com tudo isso, o mais simples acaba sendo virar o bebê de frente para a mágica televisão ou até entreter seu filhote com as inúmeras opções de gadgets que temos hoje, e de preferência algum que possa passar a galinha pintadinha no maior tamanho possível!
Mas, NÃO, definitivamente não quero transformar meu filho numa criança que só sossega com televisão, por mais difícil que seja essa tarefa. Acho que até isso tem que ter hora para fazer. Já ouvi dizer que existem estudos de neuropediatras no sentido de delimitar a 8 minutos o tempo máximo de deixar um bebê recém-nascido na frente de uma TV, mas sobre isso, vou escrever com mais detalhes futuramente.
Hoje, aos 6 meses de vida, quase 7, sinto que o Davi demanda cada dia mais tempo de brincadeiras que gastem sua energia. E não raro ouço minhas amigas mães dizerem, em tom de quase desespero, que já não sabem mais o que fazem para distrair os seus bebês!
Por isso tudo, fiquei super entusiasmada quando achei o livro Brincadeiras Criativas para Bebês Inteligentes - Estimule o desenvolvimento do seu filho. Esse livro foi escrito por uma jornalista e uma pediatra - Simone Cave e Caroline Fertleman, ambas mães de 3 filhos e ensina várias brincadeiras simples e divertidas que podem ser feitas com nossos pequenos, de acordo com a faixa etária (0 a 6 meses e 6 a 12 meses). Elas dizem, exatamente, que "entender a importância do ato de brincar deve ser uma motivação para que a gente brinque com os filhos com mais frequência. Quando sabemos de que modo certas atividades ajudam no desenvolvimento cerebral das crianças, ou como fortalecem determinados músculos que as ajudarão a andar, o esforço de segurar um móbile ou pegar uma massinha parece valer muito mais a pena."
O legal do livro é que além de explicar como deve ser feita a brincadeira, as autoras destacam o material que você vai precisar e os benefícios que cada uma das atividades traz para o bebê. E em cada página tem duas carinhas, uma sorrindo e uma triste e você pode marcar como foi a reação do seu pequeno com aquela determinada brincadeira.
Testei, por exemplo, a "escovinha". Usando a própria escovinha de cabelo de cabelo do Davi, enquanto trocava uma fralda, passei em todo o corpinho dele bem de leve e bem devagar - costas, braços, pernas, ombro, pés, cintura. Elas só aconselham a não passar no peito, barriga ou rosto pois eles costumam se irritar com isso. Essa atividade estimula terminações nervosas que auxiliam no desenvolvimento e, assim como a massagem, é prazerosa e estimula o tato.
O Davi adorou e foi impressionante como ele ficou calminho e prestou atenção em cada movimento da escova, acompanhando com olhinhos atentos o caminho que aquelas cerdas macias faziam pelo seu corpinho.
As autoras também lançaram este livro para crianças de 1 a 2 anos, ambos pela Coquetel.
Adorei o livro e tenho certeza que as brincadeiras com ele vão ficar ainda mais divertidas!!! Fica a dica da leitura ou quem sabe de um ótimo presente! Custa apenas R$ 14,90 e é diversão garantida!

terça-feira, 24 de abril de 2012

SORVETE, PODE???

O pediatra do seu bebê liberou sorvete? E você está apreensiva de dar sorvete por que tem gordura hidrogenada, açúcar e outros ingredientes que você ainda não que que seu pequeno tenha contato? Pois é, na consulta de 6 meses o pediatra do Davi liberou sorvete de creme e eu fiquei me questionando se já seria a hora de dar "porcaria" para ele, ainda tão novinho. Comecei, então, uma minuciosa busca tentando encontrar algo bem saudável para o meu pequeno. Foi aí que tive uma agradável e saborosa surpresa. Os sorvetes do Mil Frutas, mais especificamente os sorbets, levam apenas a fruta, água e pouco açúcar. Nada de gordura hidrogenada ou trans, conservante ou corante!!! Por isso, até mesmo os cremosos podem ser dados tranquilamente para os bebês. Mas como o meu Davizinho ainda está começando no mundo das guloseimas, vou ficar nos sorvetes de fruta, por enquanto. E mesmo assim, é só um "agradinho" uma vez na semana, no máximo, para ter uma sobremesa diferente. O pote com 10 bolas custa R$ 60,00 e no meu caso, vai durar bastante, por que vou manter uma bolinha, uma vez na semana. Difícil é resistir e não roubar uma colherada desse sorvete delicioso e muito mais saudável. Optei, na primeira compra, por colocar 2 sabores no potinho: manga e abacate. A manga, por que ele está super acostumado a comer de sobremesa e adora! O abacate por que ele nunca tinha comido e achei que dando em forma de sorvete seria difícil ele negar. Acertei nas escolhas... Davi amou os dois! É uma excelente dica para quem não quer abrir mão do sorvetinho e da boa alimentação para o filhote! Hummm... acho que vou dar um pulinho no congelador! 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A ROTINA DO BEBÊ (6 MESES)

Dentre as muitas coisas que aprendi com a maternidade, uma das principais é que o bebê precisa de uma rotina que deve ser levada a sério.
O bebê precisa saber o que é dia, o que é noite, o que é hora de brincar, o que é hora de comer/mamar, o que é hora de ver televisão.
Acredito que o bebê com rotina é um bebê mais seguro, mais confidante e, por isso, mais feliz! Os pais do bebê com rotina, também ficam mais tranquilos, felizes e descansados… e uma coisa puxa a outra, já que quando estamos chateados, cansados e estressados, nossos bebê sempre sentem e ficam mais nervosos!
Por essa razão, aqui vai a dica para a rotina do almoço e da hora de dormer, que faço com o Davi:

Hora do almoço: Coloco meu filhote SEMPRE na cadeirinha de alimentação, SEMPRE no mesmo horário. Acho que aos poucos ele vai entendendo que sentar naquela cadeirinha, significa que está na hora de comer. Ele sempre come tudo, mesmo que um alimento esteja sendo apresentado para ele pela primeira vez. Depois dou a sobremesa e pronto! Hora do banho. Acabando a bagunça do almoço, ele toma um bom banho, com direito a todos os brinquedinhos dentro da banheira. Saindo dali, arrumo meu pequeno e coloco ele em um dos seus cantinhos para ele dormir: berço, bebê conforto, carrinho etc. Em 10 minutos meu anjinho já está dormindo e a soneca dura quase 1 horinha. Pode acontecer da criança estar mais agitada. Nesse caso, coloco ele num tapetinho, no chão, com vários brinquedinhos de cores, formatos e texturas diferentes. Ele brinca até cansar e quando sinto que está mais cansado, coloco para dormir.


Hora de dormir: entre 9:30/10 horas é hora de dizer boa noite! Nesse horário, coloco Davi na tummytub, ou na banheira, com uma penumbra bem fraquinha (eu uso uma linda tartaruga com o casco todo vazado de estrelhinhas, que acende uma luz verde, lilás ou ambar, de acordo com a sua preferência). Sempre coloco uma musiquinha bem calma, de preferência instrumental e sempre as mesmas. Depois de umas duas músicas dentro do balde ou da banheira, tiro ele do banho, coloco pijama, enquanto meu marido faz a mamadeira e prepara o quarto dele: liga o ar condicionado, traz a tartaruga para iluminar o céu de estrelas e ajeita o berço… Antes de acabar a mamadeira, Davi já está sonolento, “mais para lá do que para cá”… Quando acaba de mamar, ele arrota e colocamos ele no berço… Ele só acorda umas 8h para recomeçar o dia!

Impor rotinas é ótimo. Temos que lembrar que tudo o que o bebê sabe somos nós que ensinamos. Talvez por isso, os primeiros dias da rotina sejam mais trabalhosos, mas depois de uma semana, certamente, seu bebê já vai estar super adaptado e feliz!!!

Tente e não desista.

obs: vou fazer um post específico sobre as coisas que uso na rotina do Davi: cadeirinha de alimentação, tartaruga, tummytub etc, já que tem muita informação legal, que merece destaque.

terça-feira, 17 de abril de 2012

PAPINHAS PRÁTICAS, TAMBÉM PODEM SER MAIS SAUDÁVEIS!!!


Hoje vou falar sobre as papinhas orgânicas. Tenho pensado muito sobre a alimentação do meu pequeno. Quero proporcionar a ele uma alimentação mais saudável pelo menos até ele completar uns 3 aninhos. 
Sempre fiquei incomodada de dar papinhas industrializadas para o Davi, mesmo com toda a praticidade que os potinhos nos proporcionam. Principalmente, por que acho que os rótulos não deixam claro o real conteúdo. Mas alguma coisa que mantém as papinhas fora da geladeira por meses a fio, tem! E exatamente esses ingredientes misteriosos que quero manter longe do meu bebê!
Claro que não podemos evitar as guloseimas das festinhas, do lanche da escola, do lanche do amigo e, até mesmo, dos potinhos industrializados numa emergência… Mas enquanto eu puder dar alimentos mais saudáveis para ele, eu darei!
Pensando nisso, e desesperada com a falta da babá exatamente numa segunda-feira, depois de um longo feriado, fui checar um site de papinhas orgânicas que tinha sido indicado por uma amiga.
O Empório da Papinha fica na Barra da Tijuca, mais precisamente no Itanhangá e faz entrega em quase todos os bairros do Rio, cobrando uma pequena taxa. Ligando pra lá fui super bem atendida pela dona da loja, Mônica, uma pessoa super carinhosa e atenciosa que me acalmou naquela segunda-feira enlouquecedora, fazendo as papinhas chegarem na minha casa em pouquíssimo tempo! Encomendei 3 salgadas e 2 doces para experimentar e o Davi simplesmente amou tanto a de legumes quanto a de frutas.
Pelo cheirinho da papinha a gente já sente o diferencial… realmente senti o carinho de mãe… no atendimento, no sabor… e o melhor, Davi adorou e ficou super feliz comendo papinhas ultra saudáveis! Super indico!