sexta-feira, 27 de abril de 2012

FALTA CRIATIVIDADE PARA DISTRAIR SEU BEBÊ?

 Desde que o meu Davi nasceu passo um bom tempo pensando em atividades/brincadeiras que tenham a ver com a faixa etária dele e seu grau de desenvolvimento. Tenho uma tia que é psicopedagoga e vivo fazendo milhares de perguntas para ela, tentando entender melhor esse mundo fascinante do desenvolvimento do bebê.
Mas eu bem sei que variar as atividades não é tarefa fácil... falta tempo, criatividade e as vezes até conhecimento! Com tudo isso, o mais simples acaba sendo virar o bebê de frente para a mágica televisão ou até entreter seu filhote com as inúmeras opções de gadgets que temos hoje, e de preferência algum que possa passar a galinha pintadinha no maior tamanho possível!
Mas, NÃO, definitivamente não quero transformar meu filho numa criança que só sossega com televisão, por mais difícil que seja essa tarefa. Acho que até isso tem que ter hora para fazer. Já ouvi dizer que existem estudos de neuropediatras no sentido de delimitar a 8 minutos o tempo máximo de deixar um bebê recém-nascido na frente de uma TV, mas sobre isso, vou escrever com mais detalhes futuramente.
Hoje, aos 6 meses de vida, quase 7, sinto que o Davi demanda cada dia mais tempo de brincadeiras que gastem sua energia. E não raro ouço minhas amigas mães dizerem, em tom de quase desespero, que já não sabem mais o que fazem para distrair os seus bebês!
Por isso tudo, fiquei super entusiasmada quando achei o livro Brincadeiras Criativas para Bebês Inteligentes - Estimule o desenvolvimento do seu filho. Esse livro foi escrito por uma jornalista e uma pediatra - Simone Cave e Caroline Fertleman, ambas mães de 3 filhos e ensina várias brincadeiras simples e divertidas que podem ser feitas com nossos pequenos, de acordo com a faixa etária (0 a 6 meses e 6 a 12 meses). Elas dizem, exatamente, que "entender a importância do ato de brincar deve ser uma motivação para que a gente brinque com os filhos com mais frequência. Quando sabemos de que modo certas atividades ajudam no desenvolvimento cerebral das crianças, ou como fortalecem determinados músculos que as ajudarão a andar, o esforço de segurar um móbile ou pegar uma massinha parece valer muito mais a pena."
O legal do livro é que além de explicar como deve ser feita a brincadeira, as autoras destacam o material que você vai precisar e os benefícios que cada uma das atividades traz para o bebê. E em cada página tem duas carinhas, uma sorrindo e uma triste e você pode marcar como foi a reação do seu pequeno com aquela determinada brincadeira.
Testei, por exemplo, a "escovinha". Usando a própria escovinha de cabelo de cabelo do Davi, enquanto trocava uma fralda, passei em todo o corpinho dele bem de leve e bem devagar - costas, braços, pernas, ombro, pés, cintura. Elas só aconselham a não passar no peito, barriga ou rosto pois eles costumam se irritar com isso. Essa atividade estimula terminações nervosas que auxiliam no desenvolvimento e, assim como a massagem, é prazerosa e estimula o tato.
O Davi adorou e foi impressionante como ele ficou calminho e prestou atenção em cada movimento da escova, acompanhando com olhinhos atentos o caminho que aquelas cerdas macias faziam pelo seu corpinho.
As autoras também lançaram este livro para crianças de 1 a 2 anos, ambos pela Coquetel.
Adorei o livro e tenho certeza que as brincadeiras com ele vão ficar ainda mais divertidas!!! Fica a dica da leitura ou quem sabe de um ótimo presente! Custa apenas R$ 14,90 e é diversão garantida!

Um comentário:

  1. Vi a indicação deste livro na Pais e Filhos e na Crescer, estava louca atrás dele, mas não achei nas livrarias e nem na busca que fiz pela internet. Comprei pelo link que vc mandou! Bjs

    ResponderExcluir