sexta-feira, 27 de abril de 2012

FALTA CRIATIVIDADE PARA DISTRAIR SEU BEBÊ?

 Desde que o meu Davi nasceu passo um bom tempo pensando em atividades/brincadeiras que tenham a ver com a faixa etária dele e seu grau de desenvolvimento. Tenho uma tia que é psicopedagoga e vivo fazendo milhares de perguntas para ela, tentando entender melhor esse mundo fascinante do desenvolvimento do bebê.
Mas eu bem sei que variar as atividades não é tarefa fácil... falta tempo, criatividade e as vezes até conhecimento! Com tudo isso, o mais simples acaba sendo virar o bebê de frente para a mágica televisão ou até entreter seu filhote com as inúmeras opções de gadgets que temos hoje, e de preferência algum que possa passar a galinha pintadinha no maior tamanho possível!
Mas, NÃO, definitivamente não quero transformar meu filho numa criança que só sossega com televisão, por mais difícil que seja essa tarefa. Acho que até isso tem que ter hora para fazer. Já ouvi dizer que existem estudos de neuropediatras no sentido de delimitar a 8 minutos o tempo máximo de deixar um bebê recém-nascido na frente de uma TV, mas sobre isso, vou escrever com mais detalhes futuramente.
Hoje, aos 6 meses de vida, quase 7, sinto que o Davi demanda cada dia mais tempo de brincadeiras que gastem sua energia. E não raro ouço minhas amigas mães dizerem, em tom de quase desespero, que já não sabem mais o que fazem para distrair os seus bebês!
Por isso tudo, fiquei super entusiasmada quando achei o livro Brincadeiras Criativas para Bebês Inteligentes - Estimule o desenvolvimento do seu filho. Esse livro foi escrito por uma jornalista e uma pediatra - Simone Cave e Caroline Fertleman, ambas mães de 3 filhos e ensina várias brincadeiras simples e divertidas que podem ser feitas com nossos pequenos, de acordo com a faixa etária (0 a 6 meses e 6 a 12 meses). Elas dizem, exatamente, que "entender a importância do ato de brincar deve ser uma motivação para que a gente brinque com os filhos com mais frequência. Quando sabemos de que modo certas atividades ajudam no desenvolvimento cerebral das crianças, ou como fortalecem determinados músculos que as ajudarão a andar, o esforço de segurar um móbile ou pegar uma massinha parece valer muito mais a pena."
O legal do livro é que além de explicar como deve ser feita a brincadeira, as autoras destacam o material que você vai precisar e os benefícios que cada uma das atividades traz para o bebê. E em cada página tem duas carinhas, uma sorrindo e uma triste e você pode marcar como foi a reação do seu pequeno com aquela determinada brincadeira.
Testei, por exemplo, a "escovinha". Usando a própria escovinha de cabelo de cabelo do Davi, enquanto trocava uma fralda, passei em todo o corpinho dele bem de leve e bem devagar - costas, braços, pernas, ombro, pés, cintura. Elas só aconselham a não passar no peito, barriga ou rosto pois eles costumam se irritar com isso. Essa atividade estimula terminações nervosas que auxiliam no desenvolvimento e, assim como a massagem, é prazerosa e estimula o tato.
O Davi adorou e foi impressionante como ele ficou calminho e prestou atenção em cada movimento da escova, acompanhando com olhinhos atentos o caminho que aquelas cerdas macias faziam pelo seu corpinho.
As autoras também lançaram este livro para crianças de 1 a 2 anos, ambos pela Coquetel.
Adorei o livro e tenho certeza que as brincadeiras com ele vão ficar ainda mais divertidas!!! Fica a dica da leitura ou quem sabe de um ótimo presente! Custa apenas R$ 14,90 e é diversão garantida!

terça-feira, 24 de abril de 2012

SORVETE, PODE???

O pediatra do seu bebê liberou sorvete? E você está apreensiva de dar sorvete por que tem gordura hidrogenada, açúcar e outros ingredientes que você ainda não que que seu pequeno tenha contato? Pois é, na consulta de 6 meses o pediatra do Davi liberou sorvete de creme e eu fiquei me questionando se já seria a hora de dar "porcaria" para ele, ainda tão novinho. Comecei, então, uma minuciosa busca tentando encontrar algo bem saudável para o meu pequeno. Foi aí que tive uma agradável e saborosa surpresa. Os sorvetes do Mil Frutas, mais especificamente os sorbets, levam apenas a fruta, água e pouco açúcar. Nada de gordura hidrogenada ou trans, conservante ou corante!!! Por isso, até mesmo os cremosos podem ser dados tranquilamente para os bebês. Mas como o meu Davizinho ainda está começando no mundo das guloseimas, vou ficar nos sorvetes de fruta, por enquanto. E mesmo assim, é só um "agradinho" uma vez na semana, no máximo, para ter uma sobremesa diferente. O pote com 10 bolas custa R$ 60,00 e no meu caso, vai durar bastante, por que vou manter uma bolinha, uma vez na semana. Difícil é resistir e não roubar uma colherada desse sorvete delicioso e muito mais saudável. Optei, na primeira compra, por colocar 2 sabores no potinho: manga e abacate. A manga, por que ele está super acostumado a comer de sobremesa e adora! O abacate por que ele nunca tinha comido e achei que dando em forma de sorvete seria difícil ele negar. Acertei nas escolhas... Davi amou os dois! É uma excelente dica para quem não quer abrir mão do sorvetinho e da boa alimentação para o filhote! Hummm... acho que vou dar um pulinho no congelador! 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A ROTINA DO BEBÊ (6 MESES)

Dentre as muitas coisas que aprendi com a maternidade, uma das principais é que o bebê precisa de uma rotina que deve ser levada a sério.
O bebê precisa saber o que é dia, o que é noite, o que é hora de brincar, o que é hora de comer/mamar, o que é hora de ver televisão.
Acredito que o bebê com rotina é um bebê mais seguro, mais confidante e, por isso, mais feliz! Os pais do bebê com rotina, também ficam mais tranquilos, felizes e descansados… e uma coisa puxa a outra, já que quando estamos chateados, cansados e estressados, nossos bebê sempre sentem e ficam mais nervosos!
Por essa razão, aqui vai a dica para a rotina do almoço e da hora de dormer, que faço com o Davi:

Hora do almoço: Coloco meu filhote SEMPRE na cadeirinha de alimentação, SEMPRE no mesmo horário. Acho que aos poucos ele vai entendendo que sentar naquela cadeirinha, significa que está na hora de comer. Ele sempre come tudo, mesmo que um alimento esteja sendo apresentado para ele pela primeira vez. Depois dou a sobremesa e pronto! Hora do banho. Acabando a bagunça do almoço, ele toma um bom banho, com direito a todos os brinquedinhos dentro da banheira. Saindo dali, arrumo meu pequeno e coloco ele em um dos seus cantinhos para ele dormir: berço, bebê conforto, carrinho etc. Em 10 minutos meu anjinho já está dormindo e a soneca dura quase 1 horinha. Pode acontecer da criança estar mais agitada. Nesse caso, coloco ele num tapetinho, no chão, com vários brinquedinhos de cores, formatos e texturas diferentes. Ele brinca até cansar e quando sinto que está mais cansado, coloco para dormir.


Hora de dormir: entre 9:30/10 horas é hora de dizer boa noite! Nesse horário, coloco Davi na tummytub, ou na banheira, com uma penumbra bem fraquinha (eu uso uma linda tartaruga com o casco todo vazado de estrelhinhas, que acende uma luz verde, lilás ou ambar, de acordo com a sua preferência). Sempre coloco uma musiquinha bem calma, de preferência instrumental e sempre as mesmas. Depois de umas duas músicas dentro do balde ou da banheira, tiro ele do banho, coloco pijama, enquanto meu marido faz a mamadeira e prepara o quarto dele: liga o ar condicionado, traz a tartaruga para iluminar o céu de estrelas e ajeita o berço… Antes de acabar a mamadeira, Davi já está sonolento, “mais para lá do que para cá”… Quando acaba de mamar, ele arrota e colocamos ele no berço… Ele só acorda umas 8h para recomeçar o dia!

Impor rotinas é ótimo. Temos que lembrar que tudo o que o bebê sabe somos nós que ensinamos. Talvez por isso, os primeiros dias da rotina sejam mais trabalhosos, mas depois de uma semana, certamente, seu bebê já vai estar super adaptado e feliz!!!

Tente e não desista.

obs: vou fazer um post específico sobre as coisas que uso na rotina do Davi: cadeirinha de alimentação, tartaruga, tummytub etc, já que tem muita informação legal, que merece destaque.

terça-feira, 17 de abril de 2012

PAPINHAS PRÁTICAS, TAMBÉM PODEM SER MAIS SAUDÁVEIS!!!


Hoje vou falar sobre as papinhas orgânicas. Tenho pensado muito sobre a alimentação do meu pequeno. Quero proporcionar a ele uma alimentação mais saudável pelo menos até ele completar uns 3 aninhos. 
Sempre fiquei incomodada de dar papinhas industrializadas para o Davi, mesmo com toda a praticidade que os potinhos nos proporcionam. Principalmente, por que acho que os rótulos não deixam claro o real conteúdo. Mas alguma coisa que mantém as papinhas fora da geladeira por meses a fio, tem! E exatamente esses ingredientes misteriosos que quero manter longe do meu bebê!
Claro que não podemos evitar as guloseimas das festinhas, do lanche da escola, do lanche do amigo e, até mesmo, dos potinhos industrializados numa emergência… Mas enquanto eu puder dar alimentos mais saudáveis para ele, eu darei!
Pensando nisso, e desesperada com a falta da babá exatamente numa segunda-feira, depois de um longo feriado, fui checar um site de papinhas orgânicas que tinha sido indicado por uma amiga.
O Empório da Papinha fica na Barra da Tijuca, mais precisamente no Itanhangá e faz entrega em quase todos os bairros do Rio, cobrando uma pequena taxa. Ligando pra lá fui super bem atendida pela dona da loja, Mônica, uma pessoa super carinhosa e atenciosa que me acalmou naquela segunda-feira enlouquecedora, fazendo as papinhas chegarem na minha casa em pouquíssimo tempo! Encomendei 3 salgadas e 2 doces para experimentar e o Davi simplesmente amou tanto a de legumes quanto a de frutas.
Pelo cheirinho da papinha a gente já sente o diferencial… realmente senti o carinho de mãe… no atendimento, no sabor… e o melhor, Davi adorou e ficou super feliz comendo papinhas ultra saudáveis! Super indico!